G-7JLCP4H3HY G-RC37FZPRG9
 
Emissão de Extrato Consignado para o Imposto de Renda 2021

   O Ano começou e com ele vem uma das medidas obrigatórias repetitivas para todos os brasileiros, a Declaração do Imposto de Renda. Na declaração, as informações dos empréstimos também devem constar, mas algumas normas devem ser seguidas. Os    Aposentados e Pensionista do INSS, como os demais trabalhados, públicos ou privados, necessitam da extração do extrato de empréstimos consignados para fazer a inclusão das informações das dívidas de crédito consignado.

Como consultar estas informações de forma descomplicada e fácil, pela internet?

Normas básicas da Receita Federal: quem é passível de declaração?

Qualquer pessoa que fez um empréstimo a alguém ou fez uso de empréstimo, devem declarar os valores exatos na ficha de BENS OU DIREITOS, no caso em que a pessoa fez o empréstimo a outro. Quando o caso foi de solicitação de empréstimo, seja uma pessoa ou a uma instituição financeira, este valor tem como regra constar na parte de Dívidas e Ônus Reais.

Mas todo mundo tem que fazer esta declaração? Não.

 

Devem informar, de acordo com a receita, obrigatoriamente, as seguintes pessoas:

  • Emprestou ou tomou emprestado acima de R$ 5.000,00 no ano anterior (2020);

  • Enquanto não for quitado a dívida do empréstimo consignado, o mesmo deve ser          declarado ano a ano.

    As outras regras, como bens devem ser inseridos respeitando as regras que cada categoria tem. Fique atento. Ano a ano, a receita faz a comparação de bens patrimoniais.

   Onde devo conseguir o Extrato do Consignado ou, para outros, o Informe de Rendimentos para realizar o imposto de renda 2021?

    O extrato do consignado assim como o Informe de Rendimentos pode ser obtido online, diretamente dos sistemas de emissão de folha de pagamento.

Agora, veja passo a passo, onde obter o extrato ou informe de acordo com sua fonte de pagamentos:

 Em Caso dos beneficiários Previdência social, o extrato é disponibilizado mês a mês no banco de dados do DATAPREV que é acessado diretamente do site do https://meu.inss.gov.br/. Já os Servidores Federais e demais servidores, devem consultar o site do SIGEPE Servidor e do Pensionista. Abaixo, cada etapa:

  1. Entrar no Meu INSS com seu login

  2. Procurar e Clicar em EXTRATO IR, encontra-se no menu superior

  3. Escolha o benefício em questão, quando é o caso de se ter mais de 1

  4. O Arquivo que será disponibilizado é o mais recente (O de 2020, o Informe de Rendimentos a qualquer momento pode ser disponibilizado)

Acesse a página do Meu INSS e Criei o seu login.

Se o cliente tiver empréstimos nos dois benefícios, nos casos de dos benefícios. Deve ser retiradas as declarações dos dois. Não é preciso fazer um cadastramento para cada login, o mesmo resgata os benefícios em vigor e os que já foram cessados.

É bom esclarecer que existem três tipos de Extratos no site:

            - Extrato de Pagamentos

            - Extrato de Empréstimos Consignados

            - Extrato para Imposto de Renda. Este é o que você deve baixar. O arquivo é baixado no formato PDF.

 

E quem é Servidor Federal?

  1. Entrar no SIGEPE (pelo computador, você utiliza o site do SIGAC ou o Aplicativo (APP) para celulares de no SIGEPE Mobile.

  2. No final da página, existe a opção “Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF”;

  3. Faça a seleção do ano em questão (No caso deste ano de 2021, você deve escolher o ano de 2020). Já está no ar ou vai ser disponibilizado em breve o extrato para Servidor.

Também é possível salvar o em PDF os anos passados ou, algumas plataformas podem fazer a importação automática do site. O Nome do extrato para declaração do imposta de renda na receita federal é “Demonstrativo de Rendimento Anual”.

Qual o prazo para o ano de 2021?

            Ano passado, em virtude da Pandemia, foi ampliado o prazo. Este ainda assim que os prazos forem divulgados, vamos ficar atentos para colocar aqui um matéria com as datas.

 

Você gostou na Matéria. Preencha abaixo as informações no campo de contato que deseja receber novas noticiais. Você pode cancelar a qualquer momento.